
Se seu sonho é engravidar, taí umas dicas básicas e umas explicações bacanas para tirar dúvidas!
Se o tema fertilidade é foco de sua preocupação saiba que você não está sozinha.
A origem do problema pode ser tanto feminina quanto masculina e de modo geral tem uma distribuição muito equilibrada entre os sexos (distúrbios de origem exclusivamente feminina em cerca de 30% dos casos, exclusivamente masculina em cerca de 30% dos casos e uma combinação de ambos os parceiros tendo anormalidades detectáveis em 10 - 30% dos casos)
Após os exames médicos e respectivo tratamento, as causas de infertilidade caem drasticamente, permanecendo em apenas 5-10% dos casais. O que ainda é um número bastante significativo, pois segundo a OMS cerca de 60-80 milhões de casais inférteis no mundo.
Atualmente, apesar de isso não se constituir em um verdadeiro consolo (mas pode ajudar a entender o contexto desta situação) – engravidar não é tão fácil, mesmo para as pessoas que não têm problemas de fertilidade!
É um fato pouco conhecido que os humanos estão entre as criaturas menos férteis sobre a terra. Há apenas um tempo bem curto dentro do ciclo menstrual durante o qual a concepção é possível, o que faz com que as chances de concepção sejam de apenas 20% a cada mês. Estima-se que 10% dos casais normalmente férteis não conseguem conceber dentro do seu primeiro ano de tentativas e 5% após dois anos.
As boas notícias são que os avanços científicos ao longo das últimas três décadas têm ajudado em muito milhões de homens e mulheres a superar problemas de fertilidade e realizar o sonho de engravidar e ter um bebê.
Se você ou seu parceiro estão preocupados com a fertilidade, há uma boa razão para conversar com um médico, descobrir se existe um problema e investigar as possíveis soluções.
Uma boa maneira de começar é conversar com seu médico ou especialista em fertilidade (obstetra/ginecologista ou urologista) sobre suas dúvidas e preocupações. Ele poderá orientá-la sobre procedimentos, suas dúvidas e em especial ajudar-lhe a decidir que estratégia de ação é melhor para você.
Enfim, os avanços da medicina reprodutiva, podem aproximar você de seu sonho de ter um bebê.
CAUSA DE INFERTILIDADE EM MULHERES:
As alterações da ovulação são as causas mais comuns de infertilidade em mulheres. Sem a ovulação, a fertilização e a gravidez não ocorrem. Apenas para lembrar, anovulação significa “sem ovo”, ou seja, a mulher ou não produz, ou não amadurece ou não libera o óvulo.
Basicamente, há dois tipos clínicos de alterações de ovulação, que são a ausência completa de ovulação (conhecida como anovulação) e a ovulação infreqüente e/ou irregular.
A menstruação infreqüente (oligomenorréia) ou a ausência completa de menstruação (amenorréia) geralmente indicam que a mulher tem uma alteração de ovulação. No entanto, estas alterações também podem ocorrer em mulheres que apresentam ciclos aparentemente normais. Uma causa comum de anovulação é a síndrome dos ovários policísticos, na qual, no exame de ultra-som, os ovários aparecem cheios de pequenos cistos (folículos que não conseguiram liberar o óvulo no momento da ovulação).
CAUSA DE INFERTILIDADE EM HOMENS:
Problemas na produção e maturação dos espermatozóides são as causas mais comuns de infertilidade masculina. Caso o número de espermatozóides seja muito baixo, isto reduz a
probabilidade de que um deles chegue ao óvulo maduro e, assim, as chances de fertilização natural caem.
probabilidade de que um deles chegue ao óvulo maduro e, assim, as chances de fertilização natural caem.
Mesmo que sejam produzidos em quantidade suficiente, os espermatozóides podem ser imaturos, ter formato (morfologia) anormal ou ser incapazes de se mover ou “nadar” de
forma adequada. Em todos estes casos, há uma dificuldade do espermatozóide para fertilizar o óvulo maduro.
forma adequada. Em todos estes casos, há uma dificuldade do espermatozóide para fertilizar o óvulo maduro.
Muitos fatores podem ter efeitos negativos na produção e maturação dos espermatozóides, como:
Doenças infecciosas ou inflamatórias, especialmente o vírus da caxumba, podem levar à inflamação e atrofia (diminuição) dos testículos.
Alterações endócrinas (hormonais) são responsáveis por 2%-5% dos casos de infertilidade masculina. Produção inadequada de hormônio folículo-estimulante (FSH) e de hormônio luteinizante (LH), que regulam a produção de espermatozóides e de testosterona, são problemas muito comuns;
Alterações imunológicas;
Fatores ambientais e relacionados ao estilo de vida podem também afetar a qualidade dos espermatozóides;
Exposição à radiação e alguns tratamentos para câncer podem inibir a produção de espermatozóides de forma temporária ou permanente.
DICAS:
ALIMENTAÇÃO MULHER:
1 - Mulheres, atenção aos alimentos light: ainda que eles contribuam no emagrecimento, por outro lado, dificultam a fertilidade, pois são pobres em gorduras boas. Estas gorduras são aquelas de origem vegetal, não industrializadas, e matérias-primas para a formação dos hormônios. Elas são encontradas em cereais e grãos, azeite e também em sementes (óleo de girassol, de gergelim, de linhaça), plantas oleaginosas e em frutas como o abacate.
2 - O consumo de café pode afetar a capacidade de conseguir engravidar e de prosseguir com a gravidez. Estudos em animais e humanos mostraram um risco maior de aborto espontâneo associado a um maior consumo de cafeína, bem como uma diminuição no crescimento fetal. O consumo de três ou menos cafés por dia pode ser inofensivo, mas mais do que esta quantidade pode causar problemas de fertilidade.
3 - Alguns alimentos contribuem na formação dos hormônios sexuais femininos, incremente o cardápio com castanha, noz, avelã, amêndoa, amendoim, azeite de oliva, azeitona, abacate. Para os homens os alimentos recomendados são ovo, carne vermelha, queijo, mel e mariscos.
4 - Sorvete ajuda a melhorar a fertilidade feminina. Mulheres que consomem pelo menos duas porções de sorvete têm cerca de 80% mais chances de ovular e engravidar do que as que não tomaram sorvete. Isso ocorre por que a gordura existente no sorvete facilita a produção de hormônios sexuais, aumenta a fertilidade feminina e melhora o funcionamento dos ovários, os quais ovulam com maior facilidade.
ALIMENTAÇÃO HOMEM:
1 - Atenção aos produtos à base de soja: um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, Estados Unidos, revela que homens que comem produtos à base de soja podem ter um número de espermatozóides reduzido pela metade. De acordo com o coordenador do estudo Jorge Chavarro, uma substância química chamada isoflavona, presente em alimentos à base de soja como o tofu ou o leite, vindo a interferir na produção de esperma. Essas substâncias, podem ter efeitos similares aos do estrogênio e reproduzir sua ação no organismo, o que afetaria a produção do esperma.
2 - A Sociedade de Medicina Reprodutiva Americana (ASRM) divulgou uma pesquisa em que foi comprovado que uma alimentação saudável pode aumentar consideravelmente a fertilidade masculina. O estudo mostra uma vertente médica que aposta em uma dieta balanceada para elevar as chances de gravidez. Nesse menu da fertilidade, estão alguns itens fundamentais, entre eles, comidas que contém ácido fólico (espinafre e feijão), zinco (germe de trigo e carne vermelha), vitaminas B6 (banana e frango), B12 (fígado e atum enlatado) e C (frutas cítricas), além de opções ricas em boro (soja, maçã, pêra e nozes).
CASAL:
1 - Atenção para o peso: tanto homens quanto mulheres que estão acima ou abaixo do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podem ter a fertilidade comprometida. No caso das mulheres que estão acima do peso, por exemplo, a explicação se dá ao fato de que a gordura consome muito hormônio, o que dificulta a estimulação dos ovários.
2 - A ingestão de proteínas é fundamental para incrementar a fertilidade, pois é um nutriente básico da vida. Tudo no nosso organismo é formado por proteína, inclusive os nossos hormônios. Elas são encontradas nas carnes brancas e vermelhas, nos ovos, queijos, leite, soja, leguminosas, oleaginosas, entre outros.
Agora é aproveitar, e treinar, treinar e treinar... aliás, treinar pra ter um bebê é BOM DEMAIS! :)
Fonte: www.queroterumfilho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário